quinta-feira, 5 de abril de 2007

finais

Que isto já vai muito longo...

. não sei se andámos sempre destrocados nas conduções mas estivemos mais tempo parados na vinda por causa de um rally de que nem suspeitávamos do que nas sempre noticiadas filas da cidade grande
. continuo a não saber conduzir em lisboa; ele continua a desenrascar-se perfeitamente, que só nos perdemos uma vez e a culpa foi minha por ler mal as indicações
. o miúdo, que cá em casa não se aguenta sossegado mais do que cinco minutos, faz viagens de três / quatro horas sem um sono e sem pedir para parar uma única vez - com muita cantoria e estorieta e conversa, claro...
. veio de horizontes alargados e de língua destravada, que foi para liboa e voltou de lijboa
. sempre cresceu aos saltos, em centímetros e nas compreensões; está a dar um nos sonos, que recusa a sesta desde que voltou Eu já não uso chucha para domir, já sei pedalar, já não peciso de domir a seta... a sesta, que já domi muitas sestas, já não tenho sono. Mais do que ralar-me com as birras nas horas do banho e do jantar, fazem-me falta as duas preciosas horinhas para trabalhar...
. os amores pelos animais ainda vieram mais sólidos, que leva os dias a monodialogar sobre elefantes e crocodilos e águias e as garfadas-avião transformaram-se em garfadas-barco carregadinhas de peixes-luas e de garoupas e de Eusébios e de anémonas...
. repete a quem o quer ouvir Eu adoro muito lijboa e eu oiço-me com a idade dele a dizer o mesmo mas fico-me cá a pensar que o devia ter enfiado num metro às oito e trinta da manhã e num continente às sete da tarde para ele perceber que por lá não há só árvores e animais e parques infantis...
. pergunta-me todos os dias quando vamos outa vez a lijboa?
. pergunta-me todos os dias poque é que nós não moramos em lijboa?
. tudo me parece ainda mais pequenino desde que voltei; sinto-me liliputiana a asfixiar num portugal dos pequeninos e balanço vantagens e desvantagens sem conseguir acertar na geografia certa
. quais foram mesmo os motivos que me fizeram abalar para a província?
. pergunto-me todos os dias Mas porque é que não moramos em lisboa?

Sem comentários: