sábado, 18 de agosto de 2007

pais & filhos

Devemos ter entretido uma hora e muitos, quase duas em jogos e livros e carrinhos. O nosso grupo era às dezassete, os meninos do último coloriam estórias em acetatos para projectar na lua e as prateleirinhas com brincadeiras seduziram-no mais que a sombra das oliveiras na relva e os bolos na esplanada. Então, rapaz, como te chamas?, perguntou-lhe às tantas a menina depois de lhe ter elogiado os sossegos e os bons-comportamentos (sossegado e bem-comportado, sorri-me eu, como os momentos iludem o todo...). Simão de quatro anos, os dedos esticados, apresenta-se sempre assim, nome e idade, às vezes mais os três sobrenomes e a morada. E tens irmãos? Não... E amigos, aposto que tens muitos amigos? Preparo-me para atalhar que ainda cá moramos há pouco tempo mas ele antecipa-se. Não, somos só nós. Eu, a mãe e o pai. Somos uma família pequena. Mais a Boba e a gata e as três tartarugas. Somos só nós.

O que me doeu, o só nós. O eu, a mãe e o pai. Só nós. Tudo o que eventualmente lhe possa falhar nesta vida de menino (mais brinquedos, uma escola diferente, uma casa maior, ...) soa-me a quase nulidade comparado com o grande vácuo de não ter avós, tios e primos para lhe fornecer. Uma família grande.

Somos mesmo só nós. Uma família pequena.

2 comentários:

Paula Sofia Luz disse...

Como eu compreendo o "só nós"...
Agora (nós) estamos mais na fase de o ouvir dizer "sou o único menino da minha sala que não tem um irmão".
Por mais que se saibam nossos tesouros, às vezes acho que essa falta lhes pesa muito. Seja do irmão, dos avós, ou dos primos (que o meu também não tem).

ps: percebi mal ou o Simão fez anos?

ângela disse...

Não fez mas as pessoas pensam sempre isso de tal modo ele anuncia os quatro com ar de conquista recente. Não, não é leãozinho como o teu João, é um tourinho teimoso...
E também já pergunta muitas vezes Mas porque é que tu não tens um bebé aqui na barriga, diz lá, e Eu não quero um mano, quero é uma mana para ela não mexer nos meus carrinhos. Parece que as queixas não vão desaparecer com a idade...