quarta-feira, 14 de novembro de 2007

o menino chorão

Setenta e nove. Já é de setenta e nove, e acho que isso é o que me deixa mais espantada. Tantos anos a ter o nome em cartões de bibliotecas, tantos anos a preencher requisições, tantos anos a sentir o cheiro das folhas emprestadas e acho que nunca me cruzei com ele nem com os irmãos de colecção. Descobri-os agora, muito por acaso, e, aos pouquinhos, vou lê-los todos ao miúdo. Embora tenham lá escrito que são para meninos dos seis aos doze. Cada livro historia (ía escrever estoria mas o dicionário teima comigo que não existe e explica parece-me maçador e desapropriado) cada um dos Direitos da Criança:"A colecção Os Direitos da Criança são dez livros cujo objectivo é ilustrar cada um dos dez princípios do decálogo dos Direitos da Criança proclamados pela ONU em 1959". Nós começámos com o quatro, a estória de um bebé que vai acampar com os pais. Que deviam cuidar dele mas adormecem. E os animais tentam alimentar, tentam aquecer, tentam brincar... mas não conseguem que o menino pare de chorar. Muito bom para falar de como "a criança deve crescer amparada pelos pais e sob a sua responsabilidade, num ambiente de afecto e segurança". E de como as coisas podem (neste caso podiam) correr mal se os pais estiverem desatentos...

O menino chorão, J. L. Garcia Sanchez e M. A. Pacheco-texto, Carme Sole-ilustrações, Colecção Os Direitos da Criança, Edições Despertar

2 comentários:

Paula Sofia Luz disse...

Que giro. Não conhecia também. bj

ângela disse...

Não somos só nós. Googlei e googlei e googlei e pelos vistos ninguém conhece!