sexta-feira, 23 de março de 2007

boys make war


E também tenho feito por não lhe exagerar as cruezas. Não há cá em casa espadas nem pistolas nem soldadinhos nem índios nem cowboys nem superheróis nem actionmen de ar mauzão. Ainda não vê aqueles desenhos animados horríveis de personagens olhudas e longilíneas que passam os episódios em saltos, gritos e lutas. Não pretendo desgastar-me em compras de jogos de computador e consolas estimulantes das guerreirices e asperezas - pelo menos enquanto as pedichinces e os argumentos do Mas toda a gente tem não se tornarem inouvíveis.
Tem carrinhos e camiões e comboios e escavadoras e aviões e mais rodados e asados. E bolas e (agora muitos) jogos e legos. E bichos com penas, pêlo, carapaças, barbatanas e de plástico. E ferramentas e canas-de-pesca. E fantoches. E tintas e lápis. E livros, muitos livros. E depois tem os melhores brinquedos. A terra, a areia, a água, as folhas das árvores-neve, os nacos de soja-pedras, o esparguete crú-carga de camiões, as pedras-montes, as laranjas-planetas, as caixas-garagens, os novelos de lã-bolas, as garrafas de plástico-peças de jogos. O faz-de-conta da infância, que depois vai embora e deixa tudo mais descolorido.
Eu até já andava a problemar-me. Quando no Carnaval ele me perguntou acerca da natureza e profusão dos superhomens e homensaranhas ralei-me um bocadinho Eu se calhar estou a exagerar, depois o miúdo não sabe brincar com os outros a estas coisas, e os traumas de infância e os diferentes e tal. Mas há uns dias, empacotados no meio do hambúrguer e das batatas, eclodiram uns daqueles robôts andróidizados de ar feroz. Olha mãe, são robôts maus! Ete tem uma pitola. Pum, pum, dipara tiros. Morreste, mãe, tás morrida. E uma pada. Uau, uma pada! Com bicos! Hum... se calhar não é uma pada, se calhar é uma serra pa cortar as pessoas ao meio. Estupefactei. Oh! O pai relativizou os excessos Então, nós antes brincávamos com soldadinhos e cowboys, eles agora têm estes com superpoderes, é o mesmo. É normal, as crianças são assim, os rapazes ainda mais. O Y. O inatismo do Y. O Y a brincar às guerras, o X às princesas e às casinhas. As diferenças...
Qual é o cromossoma da violência?
Ontem interrompeu-me as passagens a ferro com os esquisitóides Mãe, podes fazer uma magia pa eles serem bonzinhos? Tou farto de serem maus, tão lá no meu quato só a dar tiros... Fiz um rás, zás, trás, pusemo-los a descansar das malvadezas e fomos colorir árvores e mochos.
Tenho cá para mim que os cromossomas também se educam...

Sem comentários: