sábado, 3 de novembro de 2007

desactualidades

Adio. Vou adiando. Talvez quase tanto como o dentista e a ginecologista, que eu não gosto de exibir as partes de dentro a estranhos, nem mesmo quando estão de bata. Vou camuflando com ganchos e elásticos e tranças e apanhados os centímetros que começam a sobrar e vou-me repetindo Tenho que ir, mas hoje não que é sábado, deve estar muito cheio, a ver se segunda ou terça vou, tenho mesmo que ir. É-me quase penoso. Não é o agir em si, eu gosto das eliminações. O cabelo a escorrer a lavagem recente e a tesoura, o som da tesoura a prometer mudo-te o cabelo, mudo-te a vidinha. E encurto drasticamente comprimentos excessivos sem qualquer compaixão pelas pontas que se enlixam pelo chão. Antes mais, que agora o meu marido admoesta-me sempre com um Tu vê lá o que vais fazer que me modera as radicalidades. Eu não gosto mesmo é das pessoas. Desentendo-me. Ou eu sou má emissora ou eles maus receptores ou o canal tem ruídos a mais e volto, quase sempre, para casa insatisfeita não tanto com as alturas mas sobretudo com a forma. Mesmo depois de o molhar e deixar secar ao ar nunca era bem, bem o que eu queria...

Segunda fui cortar o cabelo. E expliquei-me muito bem explicadinha, Uma franja e por aqui e assim escadeado. Desconsolada, que o que eu queria mesmo era esbarrar num cabeleireiro a quem eu pudesse chegar e dizer Despenteado, um corte muito despenteado, que eu sou naturalmente despenteada, nem lisa nem encaracolada, e diferente, muito diferente do que está e que ele, sem duvidar nem pestanejar, me fizesse o corte ajustado aos meus ondulados e à minha vidinha. Despenteado, claro.

Quando o fui buscar o miúdo suspendeu as cantorias do Sol de Outono, outono, outono, sol doirado, doirado, doirado..., e estranhou-me uns segundos. Depois riu-se, empoleirou-se na cadeira para me fazer voar as pontas e rematou o acontecimento Estás gira, mamã, mas ainda está comprido, podias ter cortado mesmo curtinho...

2 comentários:

Paula Sofia Luz disse...

Ângela, podias ao menos pôr aqui uma foto para vermos. Ok, se nãoq uiseres, manda-me para o mail...
Eu sou mais assim com as cores. Oscilo entre o vermelho e o preto. Mas ele só gosta do primeiro. E da últim vez que me aventurei disse-me: tu não és a minha mãe...

ângela disse...

Desenvolvi - acho que desde miúda - uma habilidade especial para me esconder de objectivas. Eu sou sempre a que fotografa - e a que detesta ser fotografada! Agora esforço-me um bocadinho, em sorrisos amarelos, para o miúdo ter algumas fotos comigo, coitado, que era sempre ele ou ele e o pai ou ele e a cadela ou ele e a gata...